Muito antes do funk ostentação e dos rolezinhos, os jovens da periferia curtiam usar roupas de marcas que causavam "frisson" entre o pessoal da quebrada. Só quem cresceu longe do centro da cidade sabem o status que era ter os óculos, bonés e moletons do momento. O UOL relembra alguns itens e marcas que já foram objeto de desejo de quem cresceu na periferia:

1
Óculos da HB
A "lupa", como era chamado o acessório, conquistava o pessoal da periferia, principalmente se era combinado com moletons e calças mostrando parte da roupa de baixo. Ele tinha hastes maleáveis e o formato arredondado seguia o formato do rosto, deixando todo mundo com uma aparência de "Robocop".

2
Fido Dido
A marca era alvo de adoração e foi centro até de algumas lendas urbanas. De acordo com alguns alarmistas, o nome estranho significava, na verdade, uma mensagem macabra direcionada ao demônio. Verdade ou não, o pessoal usava o rosto do personagem do logo tanto nas roupas como no material escolar.

3
Óculos da Oakley
Depois do óculos da HB, o modelo espelhado da Oakley era um grande sucesso entre os mais ousados. Em versão unissex, o acessório conquistava tanto os meninos como as meninas. Os críticos do estilo falavam que o óculos parecia olhos de mosquito.

4
Shortinho da Bad Boy
O shortinho de lycra e bem curtinho era o companheiro ideal do biquíni da garota da periferia ou era o uniforme predileto das aulas de axé music. Sem contar que o logo ficava em um lugar de destaque e atraía os olhares de todo mundo.

5
Botinha da LuiLui
Itens da moda surfe também tiveram a sua parcela de sucesso entre os jovens da periferia. É o caso da botinha da LuiLui. O calçado de camurça podia estragar com qualquer chuvinha, mas era bastante confortável e, teoricamente, combinava com tudo. O modelo aparecia tanto com calças de boca larga como com saias jeans e meias brancas aparecendo.

6
Tênis da Plasma
Junto com a moda surfe, as peças da cultura do skate também ganharam espaço no guarda-roupa do jovem da periferia. Os tênis enormes e bem acolchoados estavam sempre no pé dos mais descolados. Quão mais volumoso, melhor.

7
Calça da Recruta
A marca de roupas Recruta ganhou popularidade entre os moradores da periferia junto com a ascensão do axé music. As calças de moletom molinho, muito parecidas com as usadas por Xanddy, do Harmonia do Samba, ajudavam a melhorar o "rebolado" dos meninos, enquanto as garotas curtiam a versão camuflada e justinha do modelo.

8
Calça da Cyclone
Outra calça de moletom a virar queridinha foi a da marca Cyclone, que vinha com estampas em seu comprimento e cordão para amarrar. Os mais "malandros" usavam o modelo com tênis chamativos e volumosos. Puro style.

9
Boné da Fubu
O "FB" do logo da marca estampava nos bonés cujas as abas eram curvadas com bastante afinco. Aba reta era considerado brega, muito diferente de hoje em dia.
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